Emuladores para Android num único aplicativo ( Retroarch)
Fala galera , blz? Se você adora ou sente saudades de jogos clássicos de consoles antigos ( Mega Drive, Super Nintendo, Nintendo 64, Playstation, etc.) e deseja jogá-los num smartphone Android, atualmente, é perfeitamente possível através de emuladores para Android. Mas seria melhor se num único aplicativo, fosse possível emular qualquer um destes consoles antigos, né? O Retroarch é este aplicativo e , onde, podemos emular dezenas de consoles diferentes.
Retroarch no Android
O Retroarch é uma plataforma grátis de código aberto que normalmente é utilizado para rodar emuladores de videos games ( que podemos chamar de núcleos). Segundo a equipe do projeto, um dos objetivos do retroarch é ajudar a preservar a história dos videogames. No Android, o Retroarch pode ser facilmente baixado e instalado através da play Store, disponível neste link.
Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, ele abrirá um menu principal com suas opções principais. vejam na imagem abaixo.
Carregar núcleos (emuladores para android) no Retroarch
Para cada console que você deseje emular, deve ser instalado um núcleo do console correspondente. Então , por exemplo, se quiser emular o Super Nintendo, além de ROMs dos games SNES, é necessário baixar algum núcleo (emulador) do SNES, e com ele carregado, rodar o jogo.
Ao acessar do menu principal, a opção “carregar núcleo”. Abrirão duas opções de instalação de núcleos:
- Baixar um Núcleo : Alternativa para baixar núcleos diretamente de um repositório (atualizador online) com núcleos mais famosos e homologados pela comunidade. Normalmente são emuladores mais estáveis e com boa performance;
- Instalar ou Restaurar um Núcleo: Para usuários mais avançados, esta opção permite instalar qualquer núcleo que você tenha baixado para o armazenamento interno do seu dispositivo. Normalmente esta opção é mais utilizada para testar núcleos ainda em desenvolvimento e tendem a ser menos estáveis.
Normalmente utilizo a opção “baixar um núcleo” que é a mais prática. Neste link, podemos ver uma lista com todos os emuladores que podemos baixar através do Retroarch. Os principais núcleos que utilizei e recomendo no retroarch são:
- Game Boy Advance – mGBA
- Nintendo 64 – Mupen64Plus
- PlayStation – PCSX-ReARMed
- Mega Drive – PicoDrive
- Arcade – MAME 2003
- Super Nintendo (SNES) – Snes9X 2002
Iniciar os jogos nos emuladores para android
Uma vez que você baixou e instalou os núcleos responsáveis para rodar suas roms, basta abrir a pasta das suas roms através da opção “Carregar conteúdo” onde você vai informar onde está a rom que deseja jogar no momento.
Automaticamente, o Retroarch já vai selecionar o emulador responsável por carregar a ROM selecionada, sem necessidade de nenhuma configuração adicional, nem mesmo controles já que o retroarch já dispõe de um controle virtual na tela que aparece ao abrir um jogo (Veja na imagem abaixo, o controle).
Mas claro que é possível configurar seu gamepad caso tenha algum compatível com o Android. Para isto, basta acessar a aba de configuração (Símbolo de engrenagem) e ir na opção “Entrada” que você poderá mapear seu controle e outras configurações a mais.
O Retroarch possui inúmeras opções de configurações ( áudio, vídeo, controles, rede, etc.) , ou seja, quase tudo nele é configurável. Mas não vou abordar neste artigo já que o objetivo dele é apenas dar uma visão geral do Retroarch.
Conclusão
Podemos ver que o Retroarch é uma ótima opção para relembrar nossos jogos clássicos que nos trouxeram muita alegria e diversão tempos atrás. Com uma interface simples , uma grande variedade de emuladores para android e sem necessitar de qualquer configuração para rodar jogos além da instalação do núcleo, o Retroarch pode ser usado por qualquer tipo de usuário sem problemas.
Para mais soluções com foco em emuladores, acessar a categoria “Emuladores”, disponível neste link.
Aviso Importante: Embora os emuladores ou frontends como o Retroarch possam ser considerados legais, não é legalizado fazer o download de ROMs de jogos que estão protegidos por direitos autorais ( praticamente todos). Ou seja, você deve apenas jogar roms de jogos que você já comprou e fez cópia de backup da mídia.