Minerar Ether na rede Polygon

Fala galera , blz? Já fiz um post sobre como minerar Ethereum, disponível aqui. Porém, o custo de transações na rede Ethereum está muito alto ( Transações passando facilmente dos U$15,00) o que tem provocado mudanças nas políticas de pagamento das pools de mineração. A pool Ethermine (mencionada no último artigo) também mudou o sistema de pagamentos e sugere a utilização da rede Polygon para redução de custos. Então, neste post, mostro como adotar esta estratégia e minerar ether na rede Polygon utilizando a Ethermine.

Caso você nunca tenha minerado Ethereum antes , veja meu post antigo (disponível aqui)  explicando todo o processo de mineração para que entenda melhor este post.

 

Mudanças nas políticas de pagamentos na Ethermine

Desde o mês de agosto de 2021, a Ethermine mudou a política de pagamentos para mineração Ethereum onde começou a ser cobrada a taxa da rede Ethereum para que se possa sacar os Ethereums minerados da carteira da Pool para a carteira pessoal do minerador (metamask, binance, etc.). A política de pagamentos atual pode ser encontrada neste link.

Para compensar esta mudança da política de pagamentos, a Ethermine passou a permitir os saques das moedas mineradas (Ethereum) pela rede L2 Polygon que possui taxas de transações bem menores ( na faixa dos centavos de dolar) . Ao minerar mais de 0.005 ETH , é possível sacar gratuitamente para sua carteira os ethers minerados.

Configurações para receber na rede Polygon

Primeiro, devemos possuir uma carteira Metamask  na rede Polygon. Caso ainda não tenha uma carteira metamask, já mostrei o passo a passo de como criar uma neste artigo. Mas basicamente, devemos instalar a extensão do chrome Metamask ( disponível neste link) e adicionar a rede polygon de acordo com o formulário da imagem abaixo.

polygon metamask chrome

Na página inicial da sua carteira metamask, verique que esteja na rede polygon, então copie o endereço da sua carteira (centralizado na parte superior da sua metamask).

minerar ether ethermine metamask

Vá ao site ethermine e coloque, no campo de busca (Miner Address) , o endereço copiado da sua metamask.

minerar ether ethermine endereco

Por fim, vá a aba Settings que aparecerá na tela e abrirá as opções de pagamentos aceitas pela Ethermine: Ethereum Mainnet e L2 Polygon( Matic).

configuracoes ethermine

Então basta escolher a segunda opção e clicar no botão “Connect Wallet” que irá abrir sua metamask e conectar o site da Ethermine à sua Metamask. Ou seja, sempre que seu valor minerado superar os 0.005 ETH, o site da Ethermine , automaticamente, enviará estes ETH para a sua carteira Metamask.

Configurar minerador para minerar Ether na rede Polygon

Como agora você usa uma nova carteira para recebimento das recompensas ao minerar na Ethermine, então você deve alterar o arquivo de configuração do seu minerador com o novo endereço da sua carteira.

configurar carteira ethereum t-rex

Caso você utilize o Windows para minerar, basta alterar o arquivo .bat que inicializa o seu minerador. É só colocar o endereço da sua carteira metamask no local do retângulo marrom da imagem anterior. Ou seja, o endereço da sua carteira, deve ficar entre os parâmetros “-u” e “-p”.

Conclusão

Como podemos ver, a rede Polygon é uma rede que pode ser usada para substituir a rede Ethereum no nosso processo de mineração. A grande vantagem da rede Polygon é ter custo de transação bem abaixo da rede Ethereum. Ao utilizar a metamask, o Ethermine não cobra taxas para transferir seus Ether minerados para sua carteira.

Porém, a rede Polygon ainda não é aceita totalmente nas grandes Exchanges (Binance, Coinbase, etc.) o que pode dificultar a troca dos seus Ethers para moedas FIAT ( Real, Dólar, Euro, etc). Normalmente estas grandes exchanges aceitam a moeda Matic na rede polygon, então antes de transferir para sua Exchange, normalmente, é necessário fazer a troca dos seus Ethers pela moeda Matic.

Para mais dicas focadas em aplicativos para nos auxiliar a lidar com criptomoedas, acessar a categoria “Criptomoedas”, disponível neste link.